Para dar um exemplo de plano de marketing, digamos que a Ladies First Shoe Store é uma loja off-line de sete anos que estamos colocando on-line. Embora ao longo dos anos nossa loja de amostra tenha tido centenas de clientes recorrentes, ela nunca desenvolveu um banco de dados de clientes. Ladies First concentrou sua estratégia de marketing em anúncios em jornais, comerciais de televisão ocasionais e uma lista na lista telefônica. A loja offline está situada em um shopping local.
Qualquer plano de marketing eficaz deve incluir uma maneira de rastrear os resultados. O rastreamento normalmente não existe na maioria das estratégias de marketing usadas por empresas off-line. Embora longe de ser um conceito estrangeiro, geralmente não é implementado por pequenas empresas. A Ladies First Shoe Store não é exceção; ela não pode rastrear quanto de seu tráfego vem do tráfego geral do shopping e quanto dele vem como resultado de seus próprios esforços de publicidade.
Se colocarmos a loja de tenis atacado on-line, nosso plano de marketing também deve incluir o rastreamento de sua publicidade off-line, para poder medir a eficácia de cada dimensão de marketing. Cada anúncio, cada cupom e cada transmissão devem incluir um código que possa ser vinculado à compra ou visita de cada cliente. Até mesmo chamadas telefônicas podem ser rastreadas perguntando ao cliente como ele ouviu falar da loja.
Embora seja seguro supor que o mix de marketing do Ladies First tenha funcionado por sete anos, podemos nos surpreender ao descobrir que apenas os anúncios de televisão foram eficazes e que os cupons de jornal raramente eram usados. Um rastreamento mais aprofundado pode mostrar que os anúncios de televisão que incluíram o endosso de uma estrela de cinema local foram os mais eficazes e que os anúncios de volta às aulas não foram tão bem.
Agora podemos desenvolver uma estratégia online baseada na experiência offline.