Embora pareça óbvio, saber se o seu calçado de Nova Serrana cabe são muitas vezes os erros que costumamos cometer. A maioria prefere sapatos um pouco maiores, pois permite mais espaço, enquanto outros preferem sapatos de tamanho menor para maior conforto. Para encontrar o tamanho real do seu sapato, use um medidor na loja. Mas isso é apenas parte das muitas coisas para saber se o sapato serve.
Meça o tamanho do seu sapato
Para encontrar o tamanho real do seu sapato, use o dispositivo de medição de tenis Bannock, geralmente disponível em lojas de calçados. O dispositivo de medição do pé Bannock foi projetado para indicar o tamanho correto do sapato, medindo o calcanhar aos dedos, o arco e a largura dos pés. Com essas medidas, você poderá encontrar um calçado adequado.
Algumas pessoas descobrem que, depois de medirem os pés, ficam com um pé mais comprido ou mais largo que o outro. Se você tem esse talento, não se preocupe, pois isso é normal e não há com o que se preocupar. Isso geralmente ocorre pela formação de joanetes e joanetes de alfaiataria que tem uma predisposição genética e vão alterar o alinhamento anatômico do pé; tornando-o mais largo ou mais longo que o outro pé.
A regra do polegar
A regra de ouro ao comprar um par de sapatos é que deve haver um espaçamento de um polegar entre a ponta do dedo mais longo do pé até a ponta do sapato. Use o primeiro, segundo ou terceiro dedos como pontos de referência, pois geralmente são os dedos mais longos do pé.
Experimente sapatos à tarde
Seus pés incham durante o dia porque caminhar aumenta ligeiramente o fluxo sanguíneo. Se você precisar fazer compras pela manhã, não compre sapatos confortáveis.
Compre sapatos que caibam no pé maior
Nunca force o pé em um sapato que seja muito pequeno ou muito apertado. Usar sapatos que não sirvam pode causar problemas nos pés, tornozelos, joelhos e costas. Pode até mesmo desequilibrá-lo e fazer você andar de forma estranha. Se for muito estreito, você pode desenvolver unhas encravadas, calos e sua pele ficará irritada, causando a formação de bolhas.
Use o tipo de meia que usaria para o sapato que está comprando
Não use meias de basquete nem tente usar meias de esqui se estiver comprando sapatos de couro para o trabalho. Também não calce os sapatos sem meias. O objetivo aqui não é apenas ajustá-lo, mas também proporcionar conforto geral, especialmente ao usar meias.
Dê uma olhada em seus sapatos antes de comprá-los
Caminhe pela loja e veja como fica antes de comprá-los. Depois de ter os sapatos em casa, tente andar por aí e usá-los por algumas horas. Isso deve lhe dar uma sensação melhor dos sapatos do que experimentá-los brevemente na loja. Certifique-se de que, ao experimentá-lo, você não deve arranhar os sapatos, pois a loja não aceitará se você precisar substituir o que acabou de comprar.
Sapatos apenas se expandem, não ficam mais longos
Normalmente, os sapatos de couro se expandem e se alargam com o uso, mas apenas um pouco. No entanto, os sapatos não ficam mais compridos. Se os dedos dos pés estiverem triturados nas pontas, não espere que melhore com o uso. Suba meio tamanho ou encontre outro sapato que seja perfeito.
Os tamanhos do Reino Unido, EUA e Europa são diferentes
Você pode descobrir que em algumas lojas de calçados você tem tamanho 6, em outras lojas tem tamanho 39 e em algumas tem tamanho 5,5. Isso ocorre porque os fabricantes de tenis no atacado usam tamanhos diferentes e geralmente se baseiam no local de fabricação do calçado. Felizmente, as lojas de calçados têm tabelas de conversão de calçados que você pode usar como guia. Além disso, os tenis para revenda hoje em dia têm tamanhos de calçados convertidos para tamanhos do Reino Unido, EUA e Europa.